Prevenção Risco Cardiovascular
14-10-2025
Leitura de 4 minutos
O que são as doenças cardiovasculares?
É o nome que engloba doenças que atingem os vasos sanguíneos e o coração — condições geralmente graves, que podem causar incapacidade, demência ou até morte, como o AVC, o enfarte do miocárdio, as arritmias e a insuficiência cardíaca, entre outras.
As doenças cardiovasculares continuam a ser a principal causa de morte em Portugal, apesar de serem, em grande parte, preveníveis.
Pequenas mudanças no estilo de vida têm um impacto enorme na saúde.
Quais são os fatores de risco modificáveis?
Os fatores genéticos não se alteram, mas a maioria dos casos de doença cardiovascular está relacionada com hábitos de vida.
Entre os principais fatores modificáveis estão:
Pressão arterial elevada
→ Controlar a tensão é fundamental. Mesmo valores “ligeiramente altos” aumentam o risco ao longo dos anos.
Dieta
→ Reduzir gorduras saturadas, aumentar fibras e praticar exercício físico regular ajuda a manter o colesterol controlado.
→ Reduzir o sal tem um impacto direto nas tensões e no risco cardiovascular. O limite ideal é menos de 5g por dia, o equivalente a uma colher de café rasa.
Diabetes e resistência à insulina
→ Controlar o peso e o consumo de açúcares simples é essencial para prevenir complicações. Cerca de 90% dos diagnósticos de diabetes tipo 2 estão associados ao excesso de peso.
Tabaco
→ O tabagismo é uma das principais causas evitáveis de enfarte e AVC. Parar de fumar traz benefícios imediatos e duradouros — e quanto mais cedo parar, maiores os ganhos.
Álcool
→ O consumo excessivo de álcool tem impacto negativo na saúde cardiovascular. A moderação é a solução.
Sedentarismo
→ Praticar pelo menos 150 minutos de exercício por semana reduz significativamente o risco cardiovascular — mas qualquer tipo de atividade é melhor do que nenhuma.
Procure o seu médico de família
O acompanhamento médico regular é essencial, mesmo em pessoas sem sintomas e é recomendável por rotina pelo menos a partir dos 40 anos.
Avaliar a tensão arterial, o colesterol e o açúcar no sangue permite detetar precocemente alterações e agir antes que surjam complicações.
O exercício de medicina integrativa e controlo de fatores de risco são a base do trabalho do médico de família. O objetivo é atuar antes da doença chegar.