“Os comprimidos para a disfunção erétil vendidos na farmácia são seguros para qualquer homem”?
A disfunção erétil é um problema frequente e, felizmente, existem tratamentos eficazes. Sendo ainda um tema sensível para homens, muitas vezes recorre-se à “consulta de balcão” em farmácia, o que pode levar a casos de automedicação. Mas serão estes fármacos seguros sem avaliação médica prévia?
“Alguns tipos de tabaco são seguros: o vaping é inofensivo”?
Com o aumento do uso de cigarros eletrónicos, aquecedores de tabaco e outras “novas” de fumar, tornou-se comum ouvir que nem todo o tabaco faz mal e que o vaping é uma alternativa segura. Mas será mesmo assim?
“Quem corre por gosto, não cansa”?
Com a chegada de um novo ano, surgem resoluções, metas e promessas: fazer mais exercício, perder peso, cuidar melhor da saúde. É nesta altura que ouvimos frequentemente a expressão: “quem corre por gosto não cansa”. Mas será mesmo assim?
“Os antibióticos servem para todas as infeções”?
Os antibióticos são uma ferramenta poderosa no tratamento de algumas infeções e há a ideia de que “se dói ou incomoda”, principalmente com febre, um antibiótico resolve logo. Mas será que é assim? Todas as infeções vão beneficiar deste tratamento?
“Se é natural, não faz mal”?
Muitas pessoas acreditam que tudo o que é “natural” é automaticamente seguro e eficaz. Mas será que isso é verdade? Especialmente quando falamos de remédios caseiros e "mezinhas” para sintomas comuns — alguns podem ter efeito, outros são duvidosos, e alguns até podem ter um efeito negativo.
“Rir é o melhor remédio”?
Na Medicina, o conhecimento está em constante desenvolvimento. Mas e então o remédio mais antigo do mundo: o riso? Será mesmo verdade que o riso tem impacto na nossa saúde? A ciência dos últimos anos tem investigado esta questão com profundidade e os resultados são surpreendentes.
“Comi demais, vou tomar um protetor de estômago”?
Durante as festas, os excessos alimentares estão condenados a acontecer, mas o que fazer depois, principalmente para o enfartamento ou azia? Será que tomar protetores de estômago é a solução mais eficaz?
“É o frio que causa constipações e gripes”?
Com a chegada do frio, aumentam as tosses, os espirros e as constipações. É comum ouvir “apanhei chuva e fiquei doente” ou “fiquei doente com as mudanças de temperatura”. Mas será que é mesmo o frio que causa as infeções respiratórias?
“As dietas muito restritivas são a forma mais rápida e eficaz de perder peso”?
Frases como esta são tentadoras e fazem parecer que um problema grave como a obesidade se trata de uma forma rápida e fácil, mas será assim?
“Os medicamentos fazem sempre mal — quanto menos tomar, melhor”?
O medo de começar novos medicamentos é real, mas será que é fundamentado? Devem-se evitar a todo o custo? Descubra aqui.
“O Stress mata”?
Na comemoração do dia da consciencialização do stress, celebrado na primeira 4ª feira de Novembro, descubra o verdadeiro impacto do stress na saúde.