“É o frio que causa constipações e gripes”?
O frio, por si só, não causa constipações, gripes ou outras infeções respiratórias.
O que causa estas doenças são vírus e bactérias transmitidos entre pessoas, mas o frio ainda pode ter outro papel importante.
O que realmente acontece?
Com a chegada do tempo frio, as pessoas passam mais tempo em espaços fechados— escritórios, escolas, transportes ou centros comerciais — pelo que a maior proximidade a outras pessoas facilita a propagação dos vírus.
Além disso, o ar frio e seco diminuiu as nossas barreiras naturais e fragiliza-nos, tornando-nos ligeiramente mais vulneráveis à infeção. Mas não é a exposição ao frio isoladamente o grande causador destas infeções.
A maior parte das infeções respiratórias são provocadas por vírus respiratórios ou bactérias que transmitem-se entre pessoas através de gotículas libertadas ao falar, tossir ou espirrar.
A fase mais contagiosa de um primeiro doente é geralmente nos 2 a 3 dias antes de aparecerem os seus sintomas -quando a pessoa já está infetada mas ainda se sente bem.
É por isso que as infeções se espalham tão facilmente no outono e inverno.
O que realmente previne a infeção?
O foco deve estar na prevenção e nos comportamentos de proteção, não em evitar o frio.
Alguns cuidados simples fazem toda a diferença:
Higiene adequada das mãos: lavar com água e sabão por pelo menos 1 minuto ou desinfetar por 20 segundos, elimina grande partes dos microorganismos nesses locais.
Etiqueta respiratória: tapar o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, de preferência com o antebraço.
Evitar espaços fechados e com muitas pessoas como shoppings, especialmente durante surtos.
Considerar a vacinação nas pessoas mais vulneráveis — como idosos, doentes crónicos, grávidas e imunodeprimidos — uma infeção respiratória pode tornar-se grave.
A vacinação não evita todas as infeções, mas reduz drasticamente o risco de formas graves, hospitalização e complicações.
Na dúvida, agasalhe-se bem, mas se quer evitar infeções este inverno, aposte na prevenção.